A Acrópole de Atenas (Η Ακρόπολη των Αθηνών em grego) pode ser declarada a mais representativa das acrópole gregas. A de Atenas, está situada sobre o assunto uma colina, que se ergue 156 metros sobre o grau do mar. Também é conhecida como Cecropia em honra do lendário homem-cobra, Cécrope, o primeiro rei de atenas.
A entrada para a Acrópole exerce-se por uma grande porta chamada Propileos. Ao seu lado correto e frontal localiza-se o Templo de Atena Niké. Uma grande estátua de bronze de Atena, feita por Fídias, se encontrava originalmente no coração.
- Não, Toni, por gentileza
- Aceita socorro pra modificar, querendo um novo início, arrepintiéndote e recebendo perdão
- Atenas (Zappeion)
- Certificado de solteiro do contraente estrangeiro, devidamente traduzido e certificado
A direita de onde se erguia esta escultura está o Partenon, o Templo de Atena Partênope (Virgem). À esquerda e no final da Acrópole está o Mar, com a tua famosa stoa ou tribuna sustentada por seis santarém. Na encosta sul da Acrópole se encontram os restos de outros edifícios, entre os quais se destaca um teatro ao ar livre chamado Teatro de Dioniso, onde estrearam tuas obras Sófocles, Aristófanes e Ésquilo. A maioria dos grandes templos foram reconstruídos perante a liderança de Péricles, ao longo da Idade de Ouro de Atenas. A plataforma da Acrópole estava rodeada por uma muralha formada pelos pelasgos, que substituiu outra anterior mais primitiva.
Em seu interior, foram encontradas evidências da presença de um palácio, pertencente à data micênica. Uma grande quota dos edifícios arquitetônicos que executam da Acrópole foram construídas ao longo da data de Péricles (499. Xerxes I. O antigo templo de Atena, que abrigava uma estátua de Atena por volta, foi substituído pelo Mar. O Partenon foi desenvolvido sobre os restos de outro templo anterior, denominado Hecatompedón ou Prepartenón.
Outros edifícios religiosos e civis estavam espalhados por toda a montanha. Todos foram mantidos em ótimo estado até o século XVII, quando a circunstância da dominação otomana o Partenon, se transformou em mesquita, o Erecteion no harém e os Propileos em casa da pólvora. Ao longo do cerco de Atenas, no ano de 1687, os venezianos, perante o comando do general Francesco Morosini, fizeram grandes estragos com seus bombardeios. Um golpe de argamassa destruiu em fração, o Partenon, em razão de os muçulmanos utilizavam também como paiol, sendo que, naquela ocasião, no momento em que desabou o teto do templo.
nessa época, foram encontrados vestígios de um palácio que contava com um mégaron ou pátio de audiências e reuniões. Não se entende com certeza se neste momento existia nesta data, um templo dedicado a Atena. O mégaron, nome grego, todavia de provável derivação semítica, é o “enorme salão”, que se encontrava nos palácios da civilização micênica pela Grécia e ásia pequeno. Eu costumava estar em um lado do pátio central, e, diante do altar. Constava de três partes: o pórtico aberto com duas colunas in antis, um átrio ou vestíbulo e da sala principal, assim como chamada de naos.