Aquela noite tinha ficado para sair pra dançar com umas amigas. Caminhava suave, por uma rua pedonal do bairro gótico da cidade, quando, de repente, uns dez metros adiante, um homem atirou-se na varanda e carimbou contra a calçada, de frente pra ela. Gritos, sangue por todos os lados, pessoas correndo de um lado pro outro histérica, a sirene da polícia.
daquele fatídico evento passaram em torno de 10 anos, todavia, C. S. Lembre-se, além de tudo, o ruído seco do corpo no instante do embate contra o chão e, algumas vezes, a imagem daquela pessoa sangrando a acordar no meio da noite.”Que eu pudesse esquecer -diz esta mulher tristonho-. Quando me vem aquele instante, pra mente, é como se voltasse a estar lá.
Eu início a tremer, eu tenho calafrios e o coração vai a 1 mil”. Infelizmente, diversos da gente durante a vida passamos por momentos complicados, experimentamos circunstâncias dolorosas que são capazes de comparecer a ser traumático, como um incidente, um atentado ou a morte de um ser querido. A agonia faz porção da vida e, às vezes, tem um valor educacional nos ensina e nos prepara pra defrontar, no futuro, para ocorrências aproximados. A dificuldade não é lembrar-se de um evento doloroso, entretanto que ao fazê-lo sofrendo de tal maneira que isto nos impossibilite de seguir com a nossa existência de modo normal.
- Desarticulan uma rede que exportava zebras doentes para Dubai com documentação falsificada
- 14 Eis modificado a terminologia de Mackie relação aos termos ‘fator’ e ‘situação’
- O magnésio favorece para o funcionamento normal dos músculos,
- Esterilidade primária: O casal nunca conseguiu uma gravidez das formas naturais
- três Tipos de transtornos alimentares – Transtorno do pouco saudáveis compulsivo
“Se nos poderá morrer um filho e que a angústia que sentimos não nos deixe, nem ao menos trabalhar, nem ao menos sair de dentro de casa. Se isso se prolonga por longo tempo, poderá provocarnos estresse pós-traumático e incapacitarnos no nosso dia a dia”, explica a psicóloga clínica Ingeborg Porcar, especialista em traumas e emergências.
“Presenciar um feito com imagens, sons ou cheiros marcantes imediatamente nos pode gerar um trauma”, adiciona. Até nesta hora, não conseguimos controlar o que lembrar e o que esquecer. A memória se encarregava de fazer isso e, às vezes, nos jogava truques. Todavia, isso pode mudar. A memória e traição, infelizmente, não nos influencia a todos por parelho. “O seu encontro sobre a memória e novas funções mentais depende do evento em si.
Se você é certamente nocivo pra existência impacta, contudo bem como, e talvez bem mais, provocam as características pessoais de qualquer um. Há aqueles que gera um transtorno do estresse pós-traumático, pra outros um quadro depressivo, início de vícios e outros, nada”, explica Xaro Sánchez, doutora em psiquiatria e afiliado do grupo “Cervell de Sis”.
Para compreendê-lo, é necessário saber como dá certo a memória humana. Ao contrário dos computadores, com os quais costumamos comparar o cérebro, este não guarda dicas na forma de escolha de dados constantes no decorrer do tempo, no entanto que a memória tem êxito por fato.
Para entender coisas outras utiliza “pistas”, uma espécie de ganchos pra esticar este instituído lembrança. Desse modo, é menos difícil recordar a receita de um bolo, se estamos na cozinha, que se tentamos na rodovia. Esta forma de funcionar comporta vantagens: o cérebro prioriza lembranças e recupera os que mais se utilizam.
Embora assim como acarreta problemas. Quando duas ocorrências são parelhos, às vezes não sabe qual escolher, e erra. E depois são as emoções básicas, que interferem de forma direta na maneira como é grave a lembrança e até podem regressar a distorcer essa verdade. Sem emoção, não há aprendizagem nem ao menos, dessa maneira, lembranças.
daí que nós não concordamos de que compramos no hipermercado há um mês, sempre que que sim, nós somos capazes de explicar com dados o jantar romântico com o nosso parceiro do término-de-semana passado. Também funcionam de filtro pela hora de recuperar o passado. As emoções fazem um papel capital em circunstâncias traumáticas. A memória, diz Andrés Cuartero, psicólogo clínico, próximo a atenção psicológica no Sistema de Emergências Médicas de Catalunya (SEM), está a serviço de nossa sobrevivência. Completando os relatos Em ocorrências por exemplo acidente, se atira a amígdala, uma região com maneira de amêndoa, que se acha localizada no centro do cérebro e que está relacionada com os mecanismos de pânico e de sobrevivência.