Minha Avó Agatha Christie

Agatha Christie durante uma de suas expedições arqueológicas pela antiga Mesopotâmia, nos anos quarenta. De certeza que a minha avó amaria de saber que o British Museum tem glorificado uma exibição. Minha avó, por sinal, se chamava Agatha Christie e ostenta o título de Rainha do Crime por ser autora de certas das mais conhecidas histórias de detetive do século XX. A certeza de que a conhece: não em vão, após Shakespeare, minha avó é a autora que mais livros vendeu em o mundo todo. A exposição que o British Museum dedica sem demora se concentra numa de tuas grandes paixões: a arqueologia.

As histórias de detetives foram, é claro, tua outra enorme paixão. E o excelente da amostra do British Museum é que se ocupa de ambos: do interesse da arqueologia de modo a minha avó, e do encontro que esta disciplina teve em seus romances de detetives. Permitam-me que lhes conte antes de qualquer coisa, de onde lhe vem à minha avó, essa paixão na arqueologia.

Agatha Christie, nascida Agatha May Clarissa Miller, tinha 24 anos no momento em que casou-se com Archie Christie, um piloto do Exército britânico que, dois dias depois do casamento, mudou-se para França, para combater pela I Guerra Mundial. Estavam casados há doze anos, até que, em 1928, Archie pediu o divórcio à avó, alegando que havia se apaixonado por outra mulher.

a Minha avó foi fatal, e foi desse modo que protagonizou aquela misterioso desaparecimento, que tal deu e continua dando o que comentar. Mas, se lhes parece, vamos deixar esse questão para mais tarde. Sempre foi uma mulher muito, muito viajada. E foi justamente numa viagem à antiga Mesopotâmia, onde conheceu Max Mallowan, arqueólogo 14 anos mais jovem que ela, que em 1930 tornou-se seu segundo marido.

Costumava tomar conta de documentar com fotografias dessas expedições e aproveitava o que aprendia pra ambientar suas histórias de detetive. A primeira lembrança que guardo de minha avó, que remonta a no momento em que eu tinha 4 anos de idade. Era meu aniversário e ela me deu um trem de madeira, que para mim por isso, me pareceu muito enorme. Também me lembro daquelas felizes lanches rurais que celebrar, em que ela se dedicava a beber cerveja de gengibre, pois prontamente curtia o álcool.

  • Interpretado por Luke Mitchell
  • 1 A “Biarritz argentina” 3.1.Um Estilo de Mar del Plata
  • Elizabeth Turner “Ellie” (Lindsay Dayslynn)
  • Reconhecer seus filhos
  • Aparições: 9.ª (desde o 9×09), 10.Quarta, 11.ª e 12ª temporada
  • James Blunt e Sofia são paulo, companheiro do noivo e sua mulher
  • “Naturalizar: Admitir, em um país, como se dele fosse natural, uma pessoa estrangeira”
  • 1956 – Adão e Eva (México)[6]

Ou daquelas noites, após o jantar, em que lia seus livros. Para mim era impensável conciliar o sono depois. Além da típica senhora inglesa, era uma vovó formosa e amorosa. Mas bem como foi uma mulher muito avançada, que se desenvolveu profissionalmente, que teve sua própria carreira e que trabalhou duro em seu campo de trabalho. Hoje damos por correto que homens e mulheres são idênticos, todavia as coisas não se viam como nos anos 20.Nesse significado, foi uma mulher de vanguarda. Ninguém nunca vai saber com certeza que foi o que levou a essa típica lady inglesa que era a minha avó a digitar a respeito algo aparentemente tão sinistro como os assassinatos e crimes.

Talvez a I Guerra Mundial. Como já lhes comentou, seu primeiro marido era piloto e combateu em França. Minha avó, por tua vez, trabalhou como enfermeira voluntária no decorrer da competição. Foi como essa de entrou em contato com os químicos, as fórmulas magistrais e os produtos de laboratório.

Sempre se sentiu fascinado por eles e nunca escondeu que, de todos os métodos para cometer um assassinato, o veneno era o teu favorito. Mas não acho que só essa fascinação fazer de minha avó uma romancista. Ela sempre gostou muito as frases cruzadas e os mistérios em geral, e gostava muito olhando as pessoas, investigando a maneira como eles se comportavam e tuas relações com os outros. Se colocarmos todos estes ingredientes numa panela e agite vigorosamente durante alguns minutos, o que se obtém são outras das melhores histórias de detetive do século XX.

Há críticos que dizem que os seus livros não são suportado bem o passo do tempo. Bobagens. A gente ainda compra. Parece que não afeta em tudo o que descrevam uma forma de vida tipicamente inglesa, bastante fora de moda, por sinal. É mais, isso pode talvez ser um charme adicional.

Mas o porquê que eu acredito que de verdade reside o teu sucesso é que, ao oposto de outros livros com as mesmas características, os de minha avó são curtos. Parece uma bobeira, contudo não é, porque significa que se conseguem ler em uma viagem.