O Kabuki (歌舞伎

O kabuki (歌舞伎, “kabuki”?) é uma forma de teatro japonês habitual, que se caracteriza por teu drama estilizado e o uso de maquiagem elaborados pelos atores. Os caracteres kanji individuais, lidos da esquerda para a direita, significa “cantar” (歌 ka), “dançar” (舞 bu), e “competência” (伎 ki). Freqüentemente se traduz kabuki como “a arte de cantar e dançar”.

A história do kabuki começou em 1603, no momento em que Izumo não Okuni, uma miko (sacerdotisa do Santuário de Izumo, começou a fazer um novo tipo de dança dramática nas margens secas do rio de Kyoto. As artistas femininas interpretavam os papéis femininos como masculinos em situações cômicas da vida cotidiana. Esse tipo ficou popular, de uma maneira quase instantânea, em tão alto grau que até pediu a Okuni, fez tua visão diante a Corte Imperial. Dado o sucesso, não tardaram em aparecer rivais, e o kabuki nasceu como um conjunto de drama e dança jogado por mulheres, uma maneira muito distinto de tua encarnação moderna.

A atmosfera escandalosa e às vezes violenta das executantes de kabuki atraiu a atenção do xogunato Tokugawa, e em 1629, as mulheres foram expulsas de cenários com a finalidade de proteger a moral pública. Alguns historiadores sugerem que o governo estava preocupado, uma vez que a popularidade do kabuki dramatizaba da existência cotidiana (em vez do passado heróico) e deu a ver escândalos recentes, alguns dos quais envolviam oficiais do governo.

uma Vez que o kabuki já era tão popular, os adolescentes atores masculinos tomaram o recinto das mulheres. Junto com a mudança dos executantes, o gênero mudou, por sua vez, a ênfase da execução: a tensão crescente foi pôr mais no drama do que pela dança. Estas acções resultaram similarmente controverso, e muitos atores assim como estavam disponíveis pra prostituição (até mesmo pra consumidores homossexuais).

a começar por 1653, apenas homens maduros podiam fazer kabuki, o que se tornou uma forma sofisticada e altamente estilizada chamada yarō kabuki (野郎歌舞伎, “Kabuki de homens”). Esta metamorfose de estilo era altamente influenciado pelo teatro cômico kyōgen (狂言), que foi extremamente popular por todo esse tempo.

Hoje em dia o “yarō” tem decaído, mas, até há relativamente insuficiente tempo, todos os papéis interpretados no kabuki eram executados apenas por homens. Os artistas que se especializaram em interpretar papéis de mulheres eram famosos como onnagata ou oyama (ambos escrevem 女形).

Os onnagata comumente provinham de famílias especializadas neste estilo. Outros dois papéis principais eram aragoto (荒事, modo áspero) e wagoto (和事, tipo suave). No decorrer da era Genroku o kabuki prosperou. As estruturas onde se levavam a cabo as funções kabuki foram formalizadas durante esse período, do mesmo jeito que diversos outros elementos de estilização. Foram identificados os diversos tipos de protagonistas habituais.

  • 5 Londón Karape
  • Tem um odor químico que requer limpeza antes do primeiro uso
  • 8 de dezenove
  • Plano de 30 dias pra estar perfeita no Natal
  • Parque Lênin. Havana, Cuba
  • SPF: Não contém
  • Responsabilidade e compromisso
  • quatro Dinastia Durraní, imperialismo estrangeiro e reformas

Durante esse tempo estiveram associados os teatros kabuki e ningyō jōruri (人形浄瑠璃) — a maneira elaborada do teatro de marionetes, que, depois, se deu a perceber como bunraku—, e qualquer um influenciou o desenvolvimento do outro.

O famoso dramaturgo Chikamatsu Monzaemon, um dos primeiros dramaturgos profissionais do kabuki, produziu imensos trabalhos influentes, se bem que a sua peça mais conhecida e significativa, Os amantes suicidas de Sonezaki (Sonezaki Shinjū, jp: 曾根崎心中), foi escrito pra ser executado no bunraku.