Praticavam Um Sistema Agrícola Denominado “cortando”

Na historiografia de diversos países da América do Sul, o termo pré-inca ou preínca designa as realidades históricas que existiram em um território acordado, antes de tua anexação ao Império do Peru (o Império governado pelos Incas).

O Império do Peru se estendeu por amplo fração da Cordilheira dos Andes por um passageiro tempo entre 1438 e 1532, data em que esses conquistadores foram derrotados por outros invasores, os espanhóis. Algumas culturas pré-incas foram divisão do recurso cultural do qual nasceu o estado inca, no seio da tradição peruana; outras, em contrapartida, tiveram apenas contatos esporádicos ou rápido influência sobre isso as culturas do Antigo Peru.

As pesquisas arqueológicas pré-colombianas da América designam a Mesoamérica e dos Andes centrais, como os núcleos que geraram os processos culturais mais complexos. Em ambas as áreas, durante os cinco primeiros séculos de nossa era, a cidade e o estado se manifestaram prístinamente, como artefato de longos processos autônomos de experimentação e descoberta. No instante de expansão dos incas, os povos da América do Sul apresentavam níveis de complexidade social diferentes e o teu desenvolvimento histórico, não foi uniforme ou homogêneo.

  • Riff Tamson: Feroz embaixador separatista
  • 3 Propriedades do caqui – Sistema digestivo
  • 2 Dicas pra fazer exercício – Não dar a devida relevância ao nosso grau
  • um Debate sobre o exercício de milho transgênico
  • 2014: Segundo Wimbledon, quarto Torneio de Mestres e volta ao número um[editar]

As civilizações mais antigas da américa do Sul surgiram pela costa central do Peru, pro IV e III milénio a. C. e foi estendendo-se ao longo de mais de quatro milênios de história; depois vir a aparecer recentes tradições culturais até o século II a. C., elas estenderam-se primeiro para o Planalto e, depois, foram se estendendo até latitudes, como o noroeste da argentina, onde as primeiras sociedades complexas aparecem no século XIII.

Outros povos conquistados pelo exército inca fora da co-tradição andina, que se organizavam em senhorios étnicos ou matrizes independentes, sem qualquer aparato estatal de por meio. Na costa do Equador, surgem as primeiras matrizes para o IV milénio a. C., entretanto, os povos do Chile central, entrará para a revolução agrícola recém-no II milênio de nossa era.

nas restantes regiões do continente, como é o caso da Amazônia, o Chaco e os Pampas, as sociedades não teriam alcançado dificuldade maior ao tribal. Então reinaram os incas. Huamán Poma calculou 5300 anos de idade, a história pré-inca. Em épocas mais contemporâneas surgiram várias hipóteses e tentativas de periodizar as culturas preincaicas; alguns, com apoio em projetos cerâmicos, outros sistemas organizacionais. Também se afirmam A. Kroeber, W. Bennett e W. Strong durante 1920 e 1940. Em 1949 inicia-se a utilização do modo radiocarbónico pra datação de instrumentos orgânicos, com o qual a explicação do repercussão das culturas preincaicas se torna mais preciso.

Posteriormente, E. Lanning propõe uns quadros baseados em estádios de desenvolvimento que são ajustados por J. Rowe quem coloca 2 grandes estádios, que são: prealfarero e oleiro. Os dois últimos projetos se basearam pela área do Peru, essencialmente, e é dificultoso associá-los com a história pré-hispânica do Equador ou Colômbia. O período arcaico caracteriza-se por uma mudança nos sistemas de subsistência dos moradores da área andina e ribeirinha do pacífico. Este período coincide com a segunda fase climática do Holoceno, que assim como é chamado Holoceno médio ou optimun climaticum, que se caracterizou pelo clima quente e ameno, tal pela serra como na selva.